A Gerdau, maior produtora de aço do Brasil, anunciou a demissão de 1.500 funcionários e a interrupção de investimentos no país, apontando a crescente importação de aço chinês como principal motivo.
Segundo a empresa, a concorrência desleal causada pelo aço importado a preços abaixo do mercado tem impactado negativamente as vendas de aço brasileiro, que enfrenta dificuldades para competir devido à alta qualidade e custos de produção local. O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, criticou a demora do governo brasileiro em adotar medidas de proteção, como o aumento da tarifa de importação de 12% para 25%. Em 2023, as importações de aço atingiram um recorde de 5 milhões de toneladas, com penetração de 23,4% no mercado nacional.
A empresa alerta que, sem ações rápidas, novas demissões e fechamentos de capacidade produtiva podem ocorrer, agravando a desindustrialização no país.
