Ubatuba

Pombas-domésticas aparecem cada vez mais na Praia Grande em Ubatuba; ave pode causar doenças

Pombas-domésticas aparecem cada vez mais na Praia Grande em Ubatuba; ave pode causar doenças

As pombas-domésticas (Columba livia) estão disputando cada vez mais a areia com outras aves e banhistas na Praia Grande, em Ubatuba (SP). Um internauta denunciou em fotos a grande quantidade de aves na praia nos últimos dias.

Considerada uma espécie exótica invasora, por ameaçar ecossistemas, hábitats e outras espécies, a ave pode causar doenças ao homem (Leia mais abaixo).

Segundo a médica veterinária Ana Luiza Tartarotti, especialista em saúde da Vigilância Ambiental do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS), em teoria, as doenças transmitidas pelas pombas também podem ser contraídas na praia. Originária do Mediterrâneo europeu e introduzida no Brasil no início da colonização portuguesa, a ave na legislação brasileira está na lista de espécies sinantrópicas nocivas, que se adaptaram ao estilo de vida das pessoas e convivem com elas, mas não em harmonia.

“As pombas acabam se proliferando porque a população oferece alimento e água, e, muitas vezes, proporciona abrigo”, diz.

Doenças que podem ser causadas pelas pombas

Criptococose: transmitida pela inalação da poeira contendo fezes secas de pombos.

Dermatites: parasitose causada pelo piolho do pombo, que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

Histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo).

Ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos.

Salmonelose: causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella spp. presente nas fezes de pombos e outros animais. Gera uma toxinfecção alimentar com sintomas como febre, diarreia, vômitos e dores abdominais.

Qual sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Incerto
0
Bobo
0

Você pode gostar

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *