GeralCaraguatatubaIlhabelaSão SebastiãoUbatuba

Semana começa com Litoral Norte na fase vermelha do Plano SP; comércios estão fechados

Semana começa com Litoral Norte na fase vermelha do Plano SP; comércios estão fechados
Litoral Norte entra na fase vermelha a partir desta segunda (8) | Foto: Cláudio Rodrigues/Expresso Jornal

O Litoral Norte começa a semana na Fase Vermelha do Plano São Paulo, que proíbe a abertura do chamado comércio “não essencial”. O fim de semana já foi de restrição. No Vale do Paraíba, a cidade de Aparecida conseguiu em primeira instância uma liminar para avançar a Fase Laranja e São José dos Campos obteve decisão de desembargador do Tribunal de Justiça.

No caso de Aparecida, a decisão do juiz da 1ª Vara de Guaratinguetá, Paulo César Ribeiro Meireles levou em conta o número de mortes e ocupação de leitos dos últimos dias.

“Concluindo que para a classificação imposta pelo Governo Estadual, haveria de estar acima de 75% a ocupação, enquanto Aparecida apresentava apenas 5%, algo infinitamente inferior para a classificação recebida sem distinção”, relata o juiz.

Esta também foi a argumentação do desembargador no pedido de São José dos Campos.

Na manhã desta segunda-feira (8), nas redes sociais, a prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal, manifestou que também irá à justiça para tentar o avanço à Fase Laranja e assim autorizar a reabertura do comércio.

De acordo com o Plano SP, a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

Qual sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Incerto
0
Bobo
0

Você pode gostar

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *