Covid-19

Ausência de idosos nas casas faz Prefeitura de Caraguatatuba mudar estratégia de vacinação para público acima de 85 anos

Ausência de idosos nas casas faz Prefeitura de Caraguatatuba mudar estratégia de vacinação para público acima de 85 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba decidiu mudar a estratégia de vacinação dos idosos na cidade, já que nos últimos dias a vacinação casa a casa estava sendo prejudicada devido à ausência de quase 70% de idosos em seus domicílios. Com isso, serão montados cinco locais para que os acima de 85 anos possam ir receber a primeira dose da vacina.

Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/02), das 8h às 16h, os idosos acima de 85 anos devem ir até as unidades escolares nos bairros de Norte a Sul da cidade (Jetuba, Sumaré, Indaiá, Morro do Algodão e Porto Novo), que foram identificadas pelo mapeamento geográfico da Secretaria de Saúde com maior público idoso.

A mudança estratégica se deve em função de os idosos não estarem sendo encontrados em suas residências, quando a equipe de vacinação da Vigilância Epidemiológica ia até as casas.

“Já fomos de casa em casa e agora estamos colocando a vacina a disposição nos bairros, pois muitos idosos não estão sendo encontrados em suas residências”, disse o secretário de Saúde, Gustavo Boher.

Orientações

Para o idoso não cadastrado, a Secretaria de Saúde exige apresentar no dia de vacinação um documento com foto, CPF, número do Cartão SUS e comprovante de residência. Com isso, o cadastro é feito na hora.

Já o idoso que é cadastrado, basta levar o comprovante de residência.

O idoso ou responsável que não queira acessar um dos Postos de Vacinação, basta ficar em frente à unidade escolar que a equipe de imunização aplicará a dose no idoso dentro do veículo. Importante frisar que cada idoso poderá levar um acompanhante, para evitar aglomeração.

Segundo a Secretaria de Saúde, os idosos acamados continuarão recebendo a vacina em domicílio.

Na porta de cada unidade, haverá a lista com o nome de todos os idosos cadastrados pelo Plano Municipal de Imunização na faixa etária acima de 85 anos, para a checagem.

Em todos os locais de vacinação, haverá uma equipe de enfermagem que fará a triagem dos idosos, aferindo temperatura, pressão, sintomas gripais e checando dados sobre comorbidades. Essa mesma equipe fará o acompanhamento do idoso pós-vacinação.

A Prefeitura de Caraguatatuba segue o Plano de Imunização do Governo do Estado, sendo estes dois dias exclusivos para os idosos acima de 85 anos. Para iniciar as demais faixas etárias o município aguarda o envio das doses de vacina pelo Governo do Estado.

Confira locais de vacinação e endereço:

Posto 1: CIASE Sumaré – Wilson Francisco Valente (Avenida Siqueira Campos, 705 – Sumaré);

Posto 2: Centro Comunitário, Cultural e Social do Morro Do Algodão (Rua São Miguel, 825-889 – Morro do Algodão);

Posto 3: CIEFI Jetuba – Profª Maria Thereza De Souza Castro (Rua Seishi Yoshimoto, 120 – Jetuba);

Posto 4: EMEF. Prof.ª Maria Aparecida Ujio (Avenida Primeiro de Maio, 205 – Porto Novo);

Posto 5: EMEF Dr. Carlos De Almeida Rodrigues (Avenida Pernambuco, 1.101 – Indaiá).

 

Qual sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Incerto
0
Bobo
0

Você pode gostar

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *