Caraguatatuba

Vacinação contra Covid-19 de 68 a 71 anos continua paralisada em Caraguá por falta de doses

Vacinação contra Covid-19 de 68 a 71 anos continua paralisada em Caraguá por falta de doses

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a vacinação, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, para idosos de 68 a 71 anos, continua paralisada, nos dez pontos de vacinação do município.

Para dar continuidade na imunização desse público-alvo, a Prefeitura aguarda o envio de um novo lote de vacinas, pois o número de doses enviadas, até o momento, é menor do que a quantidade de idosos residentes, em Caraguatatuba.

De acordo com o sistema e-SUS, a cidade conta com 4.204 idosos, nessa faixa etária. Destes, 3.140 receberam a primeira dose. Ainda restam 1.064 idosos para serem imunizados.

Esse tem sido um problema constante enfrentado pelo município, desde o início da imunização. O que levou, inclusive, o prefeito Aguilar Junior, a estar com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, na quarta-feira (7), na capital paulista, para demonstrar a insuficiência de doses recebidas em relação ao número real da população e solicitar o envio imediato de mais doses.

Outro problema está relacionado à quantidade de doses existentes nos frascos. Os aplicadores de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) relataram à Vigilância Epidemiológica do município que, ao invés de 10, alguns frascos continham apenas nove doses, e outros chegaram a terá apenas oito, o que representa uma perda de 10% em cada frasco.

Novo lote para profissionais da educação e segunda dose

Na quarta-feira (7), o município recebeu um novo lote com 2.930 doses da vacina ‘CoronaVac’. Porém, 1.030 são específicas para profissionais da educação, primeira dose, e outras 1.900 doses deverão ser utilizadas para completar o esquema vacinal, a segunda dose, dos idosos de 72 a 74 anos. Ambos os grupos começam a ser vacinados a partir da próxima segunda-feira (12).

Com o novo lote, a Prefeitura recebeu, até está sexta-feira (9), 23.425 doses de vacina contra Covid-19, ‘Astrazeneca’ e ‘CoronaVac’. Dessas, 19.718 já foram aplicadas, sendo 13.400 de primeira dose e 6.318 de segunda dose.

Qual sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Incerto
0
Bobo
0

Você pode gostar

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *