Caraguatatuba

Prefeito de Caraguá sanciona lei que permite compra de vacinas pelo município

Prefeito de Caraguá sanciona lei que permite compra de vacinas pelo município
Mulher segura frasco rotulado como de vacina para Covid-19 em foto de ilustração 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic

O prefeito Aguilar Junior sancionou, na quarta-feira (10), a lei aprovada pela Câmara Municipal que autoriza a Prefeitura de Caraguatatuba a realizar a compra de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19).

A realização da compra das doses, em caráter emergencial, será efetuada caso haja o descumprimento pela União do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação ou Plano Nacional de Imunização (PNI), e o Governo Federal não consiga atender à demanda e não forneça doses suficientes para a população.

A Lei Nº 2.548 também garante à Prefeitura autorização para instituir ou participar de consórcios com o Estado e outros municípios, a fim de encontrar medidas para melhorar o andamento da vacinação contra a doença. Na semana passada a cidade já aderiu ao consórcio que está sendo criado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), para aquisição de doses pelos municípios, para garantir a cobertura vacinal dos mais de 120 mil moradores do município, já que as doses são enviadas em remessas, num ritmo lento pelo Governo Estadual.

Para o prefeito Aguilar Junior, o município não pode depender dessas remessas para atender a alta demanda. “É necessário acelerar o processo de imunização para conseguirmos atingir toda a população”, salienta.

De acordo com a Secretaria de Saúde, estima-se que o município tenha mais 20 mil idosos, o que significa 16% da população. Neste momento, a Prefeitura realiza a vacinação para idosos de 77 e 84 anos. O número de pessoas dessa faixa etá ria é de 8.468, que representa 42% do total da população idosa. Até esta quinta-feira (11), 2.409 idosos foram imunizados com a primeira dose da vacina, ou seja, apenas 28%.

 

Qual sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Incerto
0
Bobo
0

Você pode gostar

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *