Caraguatatuba

Criança de 2 anos de Caraguatatuba morre com Covid-19

Criança de 2 anos de Caraguatatuba morre com Covid-19
Criança estava internada no Hospital Regional de São José dos Campos, SP (Foto: Arquivo) — Foto: Divulgação

Uma criança de 2 anos de idade morreu com Covid-19 nesta quarta-feira (31) em Caraguatatuba (SP). A menina, que morava no município, estava internada no Hospital Regional de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, desde o dia 11 de março, quando foi transferida, mas não resistiu a complicações causadas pela doença.

Caraguatatuba não conta com UTI Pediátrica. A mãe da menina falou nas redes sociais que houve negligencia médica. Segundo ela, ocorreu uma insistência para realizar o teste de Covid-19 na criança. Ainda de acordo com a mãe, a filha não foi examinada quando deu entrada Unidade de Pronto Atendimento da cidade.

Questionada, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que ainda aguarda o envio das informações por parte do Hospital Regional (HR) de São José dos Campos, como a declaração de óbito (D.O) e o quadro em que a criança estava.

Segundo a administração, após o recebimento da D.O, a secretaria de Saúde irá investigar o caso, mas afirma que “enquanto esteve sob os cuidados do município, a criança recebeu todo o atendimento necessário em nossos serviços e não ficou desassistida, sendo transferida para o HR de SJC no dia 11 de março, data que ocorreu a solicitação de vaga para CROSS”, diz a nota.

A Prefeitura de Caraguatatuba informou ainda que na cidade não há UTI pediátrica, porém, existe uma previsão de abertura de 10 leitos no Hospital Regional do Litoral Norte, que deveriam ter sido inaugurados em março de 2020.

Mais crianças infectadas na cidade

Caraguatatuba registrou neste início de 2021 mais casos de Covid-19 em crianças de 0 a 12 anos do que o tabulado em todo o ano de 2020, segundo dados da Vigilância Epidemiológica.

O dado aponta que, de março a dezembro de 2020, foram confirmados 106 casos de Covid-19 em crianças de zero a 12 anos. Até 11 de março de 2021, foram 164 casos em crianças, o que representa um aumento de 54% em menos de três meses: janeiro (103), fevereiro (53) e março (8).

No total, a cidade registrou 270 casos de covid-19 em crianças entre zero e 12 anos, com dois óbitos, sendo uma criança de 10 e outra de cinco anos.

A Secretaria de Saúde da cidade ressalta a necessidade dos cuidados e protocolos de segurança para se evitar um número ainda maior de contaminação e de mortes entre crianças.

 

 

 

 

Qual sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Incerto
0
Bobo
0

Você pode gostar

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *