Caraguatatuba

Caraguatatuba registra aumento de atendimentos e internações de pacientes de outras cidades

Caraguatatuba registra aumento de atendimentos e internações de pacientes de outras cidades

O colapso anunciado em unidades hospitalares de cidades da região já provocou efeito imediato em Caraguatatuba, com o aumento no número de atendimentos e internações.

O reflexo já é percebido na procura pelas estruturas municipais, principalmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Cerca de 30% dos atendimentos são originários de outras cidades e agora Caraguatatuba também registrou o aumento do contágio em crianças.

O censo epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria de Saúde aponta taxa de ocupação de 77% em UTI e 54% em Enfermaria.

Para se ter uma ideia, há dois pacientes internados na UPA Covid-19 que são de outros municípios: Natividade da Serra e Ubatuba.

Já na Casa de Saúde Stella Maris, o censo aponta quatro pacientes internados de outras cidades (Itatiba, Ubatuba, Roseira e Itaquaquecetuba), enquanto no Hospital Regional são 10 pacientes, oriundos de Ubatuba, Ilhabela, Taubaté, Campos do Jordão e Guarulhos.

Desde o início da pandemia, Caraguatatuba é exemplo no investimento municipal na montagem de leitos que ficarão como legado para a população, já que preferiu não criar hospitais de campanha que poderiam ser desmontados a qualquer momento.

A cidade disponibiliza hoje 20 leitos de UTI e 16 de Enfermaria na Casa de Saúde Stella Maris, além de mais 20 leitos de UTI e 80 de Enfermaria na UPA Covid-19. Como abriga o Hospital Regional do Litoral Norte, Caraguatatuba conta ainda com 35 leitos de UTI e 22 de Enfermaria já liberados.

A Secretaria de Saúde ressalta que o momento é de alerta por conta da migração natural de pacientes. Por isso, é importante a consciência da população neste momento da Fase Emergencial em Caraguatatuba.

O isolamento social é importante, além de todos os protocolos sanitários. Segundo o índice divulgado pelo Estado, a cidade tem registrado índices abaixo de 50% na taxa de isolamento, o que aumenta a preocupação das autoridades sanitárias da cidade.

Qual sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Incerto
0
Bobo
0

Você pode gostar

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *