MUNICÍPIOS DO VALE DO RIBEIRA RECEBEM COMITIVA DE TURISMO DE CURITIBA

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Os municípios do Vale do Ribeira tem um enorme potencial turístico.

Uma comitiva formada por técnicos da Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento Metropolitano (SEDRMC), do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) visitou as cidades de Tunas do Paraná, Bocaiuva do Sul, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, no Vale do Ribeira.
O objetivo foi identificar potenciais turísticos, conhecer pratos típicos, festas temáticas e, sobretudo, as pessoas que fazem parte dessas comunidades. Nas quatro cidades, o grupo foi recebido por prefeitos, secretários e diretores de Turismo, em um esforço para estreitar laços e promover o desenvolvimento regional.
Márcio Barros, superintendente da SEDRMC, destacou que a visita foi uma oportunidade de apresentar o trabalho realizado em Curitiba, conhecer as iniciativas locais e encontrar formas de integrar os atrativos dessas cidades à experiência dos turistas que visitam a capital.
Esta foi a segunda série de visitas da comitiva. Em março, as cidades de Contenda, Lapa, Campo do Tenente e Rio Negro já haviam sido contempladas. Além do turismo, os encontros abriram espaço para discutir temas como saúde, transporte e limpeza dos rios, refletindo a determinação do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, em fortalecer as relações com os municípios da região metropolitana.
Segundo o IMT, cerca de 7,5 milhões de turistas visitaram Curitiba em 2023, com a expectativa de que esse número se aproxime de 10 milhões em 2025. Esses dados reforçam a importância de mapear atrativos nas cidades vizinhas, incentivando os visitantes a prolongar sua estadia na região e explorar o que o Vale do Ribeira tem a oferecer.
TUNAS DO PARANÁ E OS VULCÕES ADORMECIDOS
A 80 quilômetros de Curitiba, Tunas do Paraná, com apenas 35 anos de emancipação, guarda um passado geológico impressionante: geólogos identificaram quatro vulcões adormecidos, com idades entre 70 e 130 milhões de anos. O prefeito Marcos Baldão vê nesse fato um grande potencial turístico, somado a atrações como os parques estaduais de Campinhos e Lauráceas, a Gruta dos Jesuítas — que conta com guias diários — e o primeiro posto da Polícia Rodoviária Federal do Brasil, de 1943. A cidade, acessada pela PR-476 através da sinuosa Rota da Serpente, tem investido na qualificação de servidores e empreendedores para receber bem seus cerca de sete mil habitantes e os visitantes que começam a descobrir seus encantos.
BOCAIÚVA DO SUL, ITAPERUÇU E RIO BRANCO DO SUL: NOVOS HORIZONTES PARA O TURISMO
Em Bocaiuva do Sul, o turismo é pauta constante. A prefeitura, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, planeja adaptar uma antiga usina para grandes eventos, como festas municipais. O prefeito João Maracanã aposta no potencial empreendedor da cidade para atrair visitantes.
Já em Itaperuçu, o foco está no turismo sustentável. O secretário Janderson Gonçalves e o prefeito “Macadame” destacam iniciativas como a Itapefest e o cicloturismo para gerar empregos e recursos, transformando a cidade em um cartão-postal.
Em Rio Branco do Sul, a 45 minutos de Curitiba, a prefeita Karime Fayad quer consolidar o município como polo turístico, com destaque para a Gruta da Lancinha — terceira maior caverna do Paraná —, cachoeiras e a Rota da Princesa, além de eventos como a Caminhada da Natureza. Juntas, essas cidades buscam, com o apoio da comitiva, se integrar ao projeto “Curitiba Mais Turismo” e formar um corredor turístico na região metropolitana.

Compartilhe

MUNICÍPIOS DO VALE DO RIBEIRA RECEBEM COMITIVA DE TURISMO DE CURITIBA

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia agora

Descubra o que acabou de sair em nossa página de notícias.

Celio Galli

SAMUKA MATIAS: EX-PETISTA AGORA É PRÉ-CANDIDATO DA DIREITA

Jovem corajoso, vai enfrentar a ira dos petistas.

APAGÃO CAUSOU MILHÕES EM PREJUÍZO

Rio Branco do Sul, sem água, sem luz e com internet fraca.

Celio Galli

E A FALTA DE ÁGUA CONTINUA EM RIO BRANCO DO SUL

Sem água, sem luz, sem internet...

Celio Galli

Ontem (23/06),  o dia ficou triste em Rio Branco do Sul: dive...

Parece o fim do mundo!!

Celio Galli

LIXO NA REPRESA DA SANTA CRUZ EM RIO BRANCO DO SUL

Milhares e milhares de garrafas pet se acumulam antes de chegar na represa.

Celio Galli

BATEU O DESESPERO NO PT

Lula com apenas 24% aprovação, teme que este escândalo do Banco Master afete ainda mais este índi...

Jornal Expresso

Leia notícias relevantes e atualizadas, com o compromisso de informar nossa comunidade com ética e transparência.

Celio Galli

454

notícias

MUNICÍPIOS DO VALE DO RIBEIRA RECEBEM COMITIVA DE TURISMO DE CURITIBA
Jornal Expresso

Colunista

73

notícias

Leia notícias relevantes e atualizadas, com o compromisso de informar nossa comunidade com ética e transparência.
Lucas Faria

4

notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Expresso
Rio Branco do Sul
Copyright © 2024
Jornal Expresso
Rio Branco do Sul
Copyright © 2024
Jornal Expresso
A qualquer hora!!
Jornal Expresso
A qualquer hora!!

Jornal Expresso

Copyright © 2024

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade